quinta-feira, 6 de março de 2014

Caça ao supermercado

HI EVERYBODY!

Hoje foi dia de andar pelas ruas de San Francisco. Desde que cheguei aqui, não tive muito tempo para conhecer as ruas da cidade. Bom, pra começar o meu dia, peguei um ônibus para o Fisherman's Wharf para ir trabalhar (nº 47 - Passa na Van Ness). Quando eu entrei no ônibus, me dei conta que só tinha uma nota de vinte. E lá estava escrito: "NO CHANGES". Ok, perguntei pro motorista se realmente não trocava e óbvio que ele respondeu que não. Aqui não tem o jeitinho brasileiro. Ou você põe duas notas de um dólar ou as moedas. E eu não tinha moedas suficientes para completar $2. Foi quando eu pedi pro motorista abrir a porta porque eu iria descer e trocar o dinheiro. E ele apenas disse: "Take your seat". Então, lá fui eu sentar e andar de ônibus sem pagar pela primeira vez.

Eu não sei bem ainda como o transporte público funciona por aqui. Quando o ônibus passa no ponto, o motorista abre todas as portas do ônibus. Algumas pessoas entram outras saem, algumas pagam com o cartão, outras com dinheiro e outras não pagam. A minha roommate me disse que se você pegar um ônibus e depois de até 1h30 você pegar outro, você não precisa pagar. Talvez por isso, vejo algumas pessoas que não pagam. Ou não. Vou pesquisar direitinho e me informar melhor pra postar aqui.

Continuando a caminhada pelas ruas, resolvi procurar um supermercado pra fazer as compras do mês. Já que não aguentava mais comprar no Wallgreens. Bom, a caminhada foi, na verdade, uma saga. Porque as pessoas não sabiam me informar exatamente onde era. O Safeway fica na Geary com a Fillmore, na Japanese Town. Para ir andando desde a Van Ness leva um tempinho. São algumas quadras de distância, umas 5, talvez. Mas, ok! Cheguei no Safeway muito tempo depois de andar muito pela cidade procurando. E aqui não tem supermercados como no Brasil. São muito poucos. Pra encontrar o Safeway mais próximo de você, acesse: www.safeway.com/IFL/Grocery/Store-Locator-Results.

Bom, o supermercado tem tudo, preciso nem dizer. Comprei bastante coisa e aproveitei pra fazer o cartão que te dá bastante desconto. É só pedir pelo cartão na hora que for passar as compras e você recebe seu desconto já na compra. Pelo menos, eu recebi o meu! O total da minha compra foi $45 dólares e eu comprei bastante. No Brasil, R$45,00 seria as duas pringles que eu comprei por $2,49 e o package com 12 latas de Coca-Cola.

Enfim, mesmo San Francisco sendo uma cidade super hiper mega cara (acho que a segunda mais cara do US), os preços aqui são infinitamente mais baratos que no Brasil.

Agora, no que tange a parte imobiliária da cidade, aí já é assunto pra mais um post. Que, aliás, eu estou a procura de um novo apartamento para alugar. Então, se alguém souber de algum lugar bom e barato, estou aceitando sugestões!

Outro post que eu vou fazer em breve é sobre os homeless (sem-teto) da cidade. Uma coisa que é extremamente desagradável (sem preconceito contra eles). O problema aqui não é ser mendigo, mas as atitudes que eles tem e que acabam assustando aos turistas e pessoas que vieram pra cidade a pouco tempo. Ontem e hoje fui surpreendida por eles. Amanhã veio aqui falar. É sempre bom ficar atenta por quais ruas da cidade você anda. Não que sejam perigosas, mas o fato de muito mendigos e pessoas diferentes em grupo, fumando é bem desagradável mesmo.

E, para terminar, eu não esqueci do post sobre o passeio que eu fiz no domingo nas vinícolas de Sonoma e Napa junto com o Muir Woods. É porque tem muita informação nova que a gente vai lembrando e postando.

E por hoje é só isso!

Beijos, beijos.
JF

terça-feira, 4 de março de 2014

1st day in San Francisco

HI FOLKS :)

Como eu disse no post anterior, eu cheguei em San Francisco na sexta no final da tarde. Então, não deu pra sair depois que vim pro apartamento. No sábado, eu passei na empresa pela manhã, recebi algumas orientações e me sugeriram ir fazer um tour pela cidade com a agência que eu trabalho. E, obviamente, eu fiz esse esforço, rs! Vou detalhar o tour aqui pra vocês!

San Francisco Insider's Tour

Esse tour começa a tarde, por volta das 2PM. Nesse horário, a van busca os passageiros nos hotéis no centro de San Francisco e assim que termina de buscar os passageiros, o tour se inicia.
O passeio é feito com uma van pequena com capacidade para até 13 passageiros. A ideia é fazer com que o tour seja para pequenos grupos, podendo assim, ser customizado pelos próprios turistas. Além disso, a van é um veículo mais fácil de estacionar. Portanto, facilita na hora de parar nos pontos turísticos.

O motorista segue pelos bairros da cidade contando histórias e parando em pontos para tirar belas fotos. Dentre os bairros no itinerário, posso citar alguns: Mission District, Financial District, Castro, Marina, Presidio e vários outros. Depois de apresentar a cidade aos turistas, seguimos para uma parada para fotos na Golden Gate.O nome do local é Fort Point. É de lá que são tiradas as famosas fotos dos turistas que vem para San Francisco ver a Golden Gate Bridge. Passamos bastante tempo lá, admirando e fotografando aquele monumento vermelho.

Logo em seguida, visitamos o Golden Gate Park. O motorista faz as paradas conforme os passageiros vão solicitando. Paramos, então, no San Francisco Botanical Garden. Um lugar lindo! Ótimo para admirar, passar um tempo e tirar muitas fotos!
No Golden Gate Park é muito comum as famílias irem para lá nos finais de semana, fazerem picnics, jogar baseball ou qualquer outro esporte com os filhos, passear os cachorros, dentre mil outras coisas. É ótimo para passar o final de semana e se divertir bastante!

Para finalizar o passeio, fomos no chamado Twin Peaks! Preciso nem dizer que a vista de lá é incrível, né? Esse eu não preciso nem explicar, apenas olhe essa vista sensacional!

Na volta, havia duas opções: voltar com o motorista da van ou cruzar a Golden Gate Bridge de ferry. Mas, esse passeio ficou pra uma próxima vez. Uma pena!

Amanhã, vou escrever sobre o passeio do domingo: Wine Country & Redwoods Escape!
Traduzinho: Degustação de vinho em Napa e Sonoma Valley e passeio no Muir Woods.

Beijos, beijos!

sábado, 1 de março de 2014

Em terras californianas

Olá, gente!

Depois de 10 dias de férias em Orlando, finalmente cheguei a San Francisco!
E vou contar como está sendo esse primeiro dia sozinha numa cidade desconhecida (por mim, rs).

Bom, como eu já tinha publicado anteriormente, o meu vôo foi pela Frontier Airlines. Aquela que tem os animais (lindos!) estampados nos aviões. O vôo era às 08:15AM saindo do Aeroporto Internacional de Orlando. Como eu fiquei na casa de uma super amiga no Windermere, acordamos às 5:40 e saímos às 6:20 para ir ao aeroporto. Chegamos às 07:10AM, um ótimo horário. Foi o tempo de estacionarmos, fazermos o check-in, tirar umas fotos e entrar!

O avião decolou no horário exato e três horas e meia depois, eu já estava em Denver. Mas, antes queria fazer umas considerações. A aeronave era MUITO pequena! O espaço entre uma poltrona e outra era mínimo. O que, consequentemente, influenciava na inclinação da poltrona. Já que não tinha espaço entre uma poltrona e outra, como seria possível inclinar consideravelmente a poltrona? Deve ser por isso que eles oferecem tanto o upgrade de assento. Antes eu tivesse pago para alterar o meu lugar. Mas, enfim, fica a dica! Outra coisa importante a ressaltar é que não é serviço nada durante o vôo. A parte do serviço de bordo é paga. Tem um menu na poltrona com os itens e valores. E aí, é só solicitar a um comissário.

Assim que estava chegando em Denver, fiquei olhando pela janela do avião para ver a cidade. E fiquei chocada, não tinha muita cidade ao redor do aeroporto. Lá de cima, parecia que não tinha nem cidade. Mas, depois, olhando na internet, vi que tem o centro da cidade que aí sim parece cidade, rs. Mas, pelo que eu entendi é bem distante. Em contrapartida, foi incrível poder ver a neve lá embaixo!

Voltando sobre o vôo, a conexão atrasou cerca de uma hora. E cheguei em San Francisco às 3:00PM. Do aeroporto pro apartamento, optei por pegar um táxi. O valor da corrida ficou em $52,00 + Tips + Tax.

Ao chegar no Vantaggio da Turk Street, fiz o check-in com a pessoa que estava na recepção, recebi as chaves do quarto e o contrato e subi para ver o quarto. De cara, quando eu cheguei no lobby do hotel, já não gostei. Depois que subi pro quarto, só confirmei o que eu já tinha constatado. O local é bem diferente das fotos. Na minha humilde opinião, precisa de uma reforma nos quartos e demais áreas. Além disso, o quarto é MUITO pequeno. E por dividir com outra pessoa, complica mais ainda.

Em relação a minha roommate, ainda não a conheci! E na verdade, nem sei se ainda vou conhecê-la hoje. Esse fuso horário me deixou super cansada.

Amanhã vou para a empresa receber as orientações do estágio.

Por hoje é isso!

Beijos, beijos, beijos!

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Voando para USA

Hoje eu vim falar sobre a minha vinda para os Estados Unidos. Depois de taaaaanta ansiedade e nervosismo, finalmente vim para cá para começar a minha nova fase. O meu vôo foi no dia 19/02 às 01:40 pela Copa Airlines. Pra começo de conversa, o que me deixou bem nervosa foi o fato de voar pela Copa. Foi o meu primeiro vôo com a empresa e eu já tinha ouvido falar de vários problemas enfrentados por pessoas que voarem pela companhia. E dentre os problemas, o principal é o extravio de bagagem. Como eu estou vindo morar aqui, não podia me imaginar vivendo nem que fossem 5 dias sem as minhas malas, rs.

Bom, eu comecei a arrumar as minhas malas três dias antes de viajar. No entanto.. Pra variar, a gente nunca consegue arrumar tudo de uma vez só e eu fiquei com várias coisas para colocar na mala no dia da viagem. Fora que a gente sempre acha que está levando coisa a menos, afinal, são 365 dias. Nunca se sabe, né? Eu tentei dividir bem os tipos de roupa para trazer. Trouxe roupas de frio, de calor, biquinis, sapatilhas, saltos, chinelos, itens de higiene pessoal, entre outras várias coisas mais. Pro meu azar, como eu não posso carregar peso devido a cirurgia que fiz há 02 semanas (silicone), eu havia tirado o meu estojo de maquiagem da bolsa e esqueci de recolocá-lo. Conclusão: Vim sem maquiagem nenhuma para cá! A minha sorte é que aqui é o paraíso para comprar maquiagens, então, estou bem tranquila.

Por falar em esquecimentos, o dia da viagem foi bem agitado. Primeiro, eu esqueci onde estavam os cadeados das malas. Mas, essa foi a parte fácil! Quando eu saí para o aeroporto, cismei que deveria ter impresso as passagens e lá fui eu imprimir. Imprimi, peguei as passagens e esqueci o meu celular! Tive que voltar para buscar. Com isso, acabei chegando um pouco mais tarde do que eu queria no aeroporto. O que não influenciou em nada. Cheguei no aeroporto às 23:40.

Assim que eu cheguei, fui encontrar com meus pais no check-in. A fila estava bem grande e com apenas 02 atendentes para a classe econômica. Demorou em torno de 25 a 30 minutos para chegar a minha vez de fazer o check-in. O atendimento da Copa Airlines foi excelente e para a minha alegria, não tive excesso de bagagem, como eu esperava. Assim que entrei na aeronave, fui bem recebida pelos comissários. O vôo foi super pontual! As poltronas eram confortáveis e equipadas com tv's individuais com jogos, filmes, músicas. Não posso falar sobre espaço entre as poltronas, pois sou pequena. Então, para mim, estava ótimo! O vôo durou cerca de sete horas até o Panamá, onde fiz conexão para Miami. O vôo pra Miami também estava no horário programado e cheguei em Miami às 10:54, conforme estava no bilhete.

Sobre a imigração, dessa vez, eu achei um pouco mais rigorosa do que a última vez que vim aqui. Além de ter demorada mais também. A pessoa que me atendeu não fez a menor questão de falar português como da última vez. E fez todas as perguntas em inglês. E eu me pergunto: E quem não sabe falar inglês? O que faz?. Mas, enfim, ele fazia o estilo 'curto e grosso'. Além de sempre parecer desconfiado, mesmo eu estando com todos os documentos do intercâmbio e formulários. Fez perguntas sobre o porque eu estar vindo para cá, no que eu ia trabalhar, o nome da empresa, onde ia ficar, entre outras perguntas. Em seguida, carimbou meu passaporte e lá fui eu pegar as bagagens.

O aeroporto de Miami é enorme e eu precisava achar a empresa de ônibus que me traria para Orlando. Nesse momento, eu senti a diferença enorme entre brasileiros e americanos. Ninguém faz muita questão de te ajudar. Se eles não sabem, paciência, você pode procurar outra pessoa e tentar achar. Levei muito tempo perguntando as pessoas que trabalhavam no aeroporto e a maioria parecia não saber. Até que achei um senhor que trabalhava lá e que era super simpático e me disse para ir ao 2º andar e aguardar em frente a TAM. Aguardei, com certa insegurança, até o horário do ônibus. E não é que o senhorzinho estava certo? rs. Uns 20 minutos antes do horário, eis que meu ônibus estava lá. A viagem de Miami até Orlando de ônibus é muito interessante, mas também é bem cansativa. São cerca de 4 horas até o Orlando. E durante o caminho são feitas algumas paradas.

Assim que cheguei em Orlando, minha amiga já estava me esperando. E, a partir daí, foi só alegria!

Concluindo, a viagem foi super tranquila! Não tive problemas com a companhia aérea e nem a de ônibus. Saiu tudo conforme eu havia planejado!

Na próxima sexta, já estarei indo para San Francisco para começar a minha jornada! Não preciso nem dizer que estou super ansiosa, né?

Vou tentar atualizar o blog de acordo com os fatos, rs!!

Bye bye!!

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Hi, folks!

Confesso que estava tomando coragem para vir escrever hoje. O calor no Rio de Janeiro está insuportável! A máxima hoje foi de 39º e é claro que as praias lotaram! Agora à noite, a temperatura abaixou e a chuva resolveu chegar para lavar a alma dos cariocas pra virada do ano. Acredito que foi o que me deu ânimo de vir escrever neste último dia de 2013!

Bom, as novidades que eu tenho são ótimas! Finalmente, entrei em contato com a minha host company. Eu recebi o visto em casa cerca de 03 dias depois da entrevista e estava super ansiosa para comprar as passagens. Mas, havia um porém: O apartamento que empresa locou pra mim. Eu ainda não sabia a data que eu poderia chegar no apto e muito menos onde era. Concluindo, eu não poderia comprar as passagens sem antes entrar em contato com a minha futura gerente.

Então, vamos as descobertas! Começo a trabalhar no dia 01/mar e não no dia 28/fev como eu imaginava. Nos primeiros dias (01 e 02), a empresa fará um tour com os novos funcionários (?). Espero o tour seja os passeios que são vendidos, ia ser super legal já chegar na Califórnia conhecendo os pontos turísticos. Descobrirei no dia!! No dia 03/mar, será meu primeiro dia de treinamento no escritório. E isso é tudo o que eu sei, rss! Ah, na verdade, eu já comecei a trabalhar. Esqueci de mencionar! Estou fazendo a tradução do site da empresa para português. Está sendo muito bom pra mim, já que fico por por dentro da empresa e dos pacotes comercializados. Além de conhecer algumas palavras novas.

Após saber das datas, comprei as passagens. Decidi ir a Orlando antes de ir para San Francisco. Vou visitar uma amigona que mora lá e aproveitar para ir nos parques que não fui ano passado (Sea World e Busch Gardens). Então, as passagens ficaram assim: Viajo no dia 19/fev do Rio de Janeiro para Miami, de Miami vou para Orlando no mesmo dia e no dia 28/fev vou para San Francisco, enfim. Voarei pela Copa Airlines até Miami, de Miami até Orlando irei de ônibus (30$) e de Orlando até SF irei pela Frontier Airlines. E, por incrível que pareça, saiu bem mais barato fazer esse itinerário do que ir direto para San Francisco. O total foi 917$ enquanto se eu fosse direto para SF seria cerca de 1600$. Achei vantagem!

Outra coisa que eu queria compartilhar é sobre o lugar onde vou morar. É bem perto de tudo, achei bem legal! Já achei algumas boas lojas olhando no Google Maps e já estou animada para fazer umas comprinhas quando chegar lá. Vi também alguns restaurantes, praças, pontos turísticos, academias, entre outros lugares interessantes. Depois faço um post sobre "compras" porque acho super válido!

Bom, já escrevi bem mais do que eu imaginava! Então, só me resta desejar a todos um FELIZ ANO NOVO! Um 2014 de muita paz, amor e alegria! E que este novo ano nos traga boas surpresas!

HAPPY NEW YEAR!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Novamente sem escrever aqui por muito tempo, acredito que por cerca de dois meses, volto a atualizar sobre o processo do intercâmbio. Após ter recebido a confirmação da vaga para o estágio, precisei encaminhar uma série de documentos para a host company. Dentre eles, foi solicitada a declaração de conclusão de curso em inglês, o contrato, a carta de garantia financeira em inglês e o internship placement plan. O IPP é um documento onde constam as informações pertinentes ao cargo oferecido. Então, consta no documento os dados da empresa, a remuneração e os benefícios oferecidos e toda a dinâmica prevista para a função.
Após o envio dos documentos, cerca de duas semanas depois, recebi pelo Fedex o formulário DS 2009 junto com o formulário DS 7009 para levar no dia da entrevista. Por email, recebi a confirmação do pagamento da taxa Sevis, no valor de 180$, também para ser levado no dia da entrevista. Para a marcação da entrevista também é solicitado o número da taxa Sevis.

A marcação para entrevistas está bem mais rápida do que antigamente. A próxima entrevista disponível era pra cerca de 03 dias. Consegui marcar a entrega dos documentos no CASV para o dia 03/12 às 11h e a entrevista no Consulado para o dia 06/12 às 10h. No CASV, levei menos de 10 minutos para entrar, apresentar o DS 160, tirar a foto e escanear as digitais. É tudo bem rápido lá. Não tem filas para entrar. Já no Consulado, o fluxo de pessoas é bem maior. Mas, ainda assim, foi rápido também. A entrevista foi tranquila, como eu já esperava. Como eu já tinha o visto B2 e a solicitação agora era para o J1, não há muita burocracia. As perguntas são básicas: confirmam a cidade, o tempo do programa, a função, quem vai arcar com as despesas, como soube do programa, entre outras. E então, logo você escuta: "Your visa has been approved!''

E essa é a melhor sensação! Dá a ideia de que já está indo para Califórnia no dia seguinte! #sqn

Optei por receber o passaporte em casa. Então, não preciso mais ir até o CASV retirar.

Dessa vez, eu realmente não sei quais são os próximos passos! haha

Só sei que preciso aguardar ansiosamente até fevereiro. Ai, ai!
A animação toda agora é para comprar as passagens. Cerca de duas semanas atrás, estava 740$. Mas, hoje já está 1.000$. Só me resta aguardar e ir pesquisando.

Vem, Califórniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia!

domingo, 13 de outubro de 2013

Bom, depois de quase um mês sem postar sobre os processos do intercâmbio, vim atualizar o blog com boas novidades. Se não me engano, a última vez que postei, eu havia acabado de receber a proposta de entrevista. Uma semana após saber que a empresa estava interessada no meu currículo, recebi a proposta formal via e-mail. E, claro, eu confirmei a entrevista na mesma hora. Para o meu desespero, a entrevista tinha sido marcada para o dia seguinte. Como eu não poderia, eles remarcaram para a semana seguinte, dia 23/09 às 13:00, horário do Brasil.

Durante o final de semana, resolvi deixar os eventos de lado e investir nos estudos sobre a empresa, sobre a cidade e o principal, sobre como é uma entrevista americana. Entrei no Youtube e pesquisei sobre as entrevistas americanas, quais perguntas são feitas e quais respostas são esperadas. Descobri que não é muito diferente de uma entrevista brasileira e isso me deixou um pouco mais calma. Resolvi entender o que a empresa estava procurando, ver se eu me encaixava no perfil e, então, adequar minhas respostas às necessidades deles. E resolvi também gravar a minha entrevista, para caso alguém um dia precise saber como é. (Eu, por exemplo, estava desesperada por uma gravação assim! rs)

No dia da entrevista, eu já estava super nervosa. Liguei meu Skype às 10:30 para caso a empresa precisasse falar comigo para antecipar ou adiar a entrevista. A entrevista começou na verdade às 14:20, pois a recrutadora estava ocupada na empresa e me pediu para aguardar. Logo de início, Julie me fez a pergunta mais comum e mais temida das entrevistas: "Tell me about yourself". Parece tão simples e tão complexo ao mesmo tempo. Nada mais fácil do que falar de nós mesmos e nada mais difícil. Depois de conseguir responder à esta pergunta, o nervosismo foi desaparecendo aos poucos. E me senti mais segura tanto com o meu inglês quanto comigo mesma. Eu queria muito aquela vaga e tinha que consegui-la.
A entrevista terminou com um 'thank you for your time'. E o nervosismo voltou a tomar conta.

Cerca de duas semanas depois, entrei em contato com a agência para saber se a sede tinha recebido algum retorno, mas sem sucesso. Comecei a pensar que não tinha dado certo, que eles não tinham gostado da entrevista, que o meu inglês era péssimo. Nessas horas, passa tudo pela cabeça. Mas, pra minha felicidade, no dia seguinte, a sede recebeu uma mensagem da empresa: 'We really really liked her'. Só que pra minha angústia, essa mensagem não era nem um 'sim' nem um 'não' ainda. O supervisor estava fora e só daria a resposta na outra semana.

Na segunda feira, 07/10, recebi a ligação da Sam, dizendo que eu tinha sido aprovada na entrevista e que eles tinham gostado muito de mim. A partir daí, foi só alegria. Liguei pra mãe, pai, namorado, irmã, amigos. A sensação é inexplicável! Confesso que até agora, a ficha ainda não caiu.

A data de início na empresa foi marcada pro dia 28/fev. Mas, vou antecipar um pouco a minha ida pra conhecer melhor a Califórnia e me familiarizar com o local.

O próximo passo é entregar a documentação. No meu caso, declaração da faculdade, contrato do programa e uma declaração sobre dinheiro que o governo americano exige. Acredito que logo em seguida já comece o processo para o visto.

Bom, por hoje é isso!
Such good news!
Assim que tiver mais novidades, volto a postar!
Enquanto isso, vou tentar conter a ansiedade!